2009年6月24日 星期三

«Dez perguntas» da ANMD a Chui

Segundo a edição de 23 de Junho de 2009 do jornal «Va Kio», cinco membros principais da Associação de Novo Macau Democrático (ANMD) entregaram na segunda-feira passada (22 de Junho) uma carta à «Sede de Candidatura do Doutor Chui Sai On», tendo solicitado ao candidato do chefe do executivo dez perguntas das visões de governação, que visam «melhorar a insuficiência do actual governo».

«Todas as opiniões e sugestões têm que ser entregues ao candidato no primeiro instante», diz Leong Sio Pui, coordenador do gabinete de Chui que recebeu a carta.

Ao ex-secretário, a associação fez dez perguntas:

A. Perante o quase 10º aniversário do «regresso», a promoção de sistema político de democracia tem estado parada, solicitando «sinceramente» a associação um mapa e uma agenda do desenvolvimento de sistema político de democracia e que procure sair do «jogo do pequeno ciclo» e se esforce pela eleição do chefe do executivo de sufrágio universal directo em 2019.

B. Os problemas de corrupção «são oriundos do conluio entre governantes e comerciantes e da transmissão de interesses», declara a associação. «Existem as grandes falhas das políticas do actual governo pelo que não constrói uma nova ordem nem um novo sistema nesta nova época». A associação espera que o novo governo «estabeleça um mecanismo legítimo mais rápido possível para que se evite a situação de que a corrupção corrói a sociedade».

C. Para diminuir os trabalhadores não residentes e eliminar os ilegais para proteger o emprego local, a associação quer que a administração do futuro governo possa ser determinante e importe o mecanismo de delatar os trabalhadores ilegais.

D. A associação também questiona a Chui Sai On se é possível a construção das 40.000 fracções da habitação pública antes de 2012 e se o candidato tem determinação de acelerar a construção, dizendo que a situação «faz as pessoas duvidar».

E. A associação pede também que acabe quando antes um plano de reservar uma parte de excedentes para a sustentabilidade do investimento de ensino e da pensão de velhice.

F. Para a associação, se Macau quiser sobreviver na concorrência no conjunto das cidades do delta do Rio da Pérola, o mais importante será a qualidade e o desenvolvimento das pessoas. A associação considera que o futuro chefe do executivo deve segurar mais cedo possível as oportunidades do desenvolvimento de recursos humanos, constituir o sistema de legalização profissional e garantir o desenvolvimento dos sectores profissionais locais.

G. A associação acha que o próximo governo necessita de ter um plano geral e de construir um programa legítimo para a consulta pública, relativamente ao plano conceptual para o desenvolvimento urbano.

H. A associação pede que o candidato cancele gradualmente os centros de apostas, para evitar a comunitarização do jogo, que causa aumentar o número de jogadores viciados.

I. A associação sugere ainda o estabelecimento de uma assembleia municipal eleita por sufrágio directo em bairros distintos, com uma referência dos «District Councils» de Hong Kong, a fim de tratar mais profundamente os assuntos municipais e cívicos da câmara básica.

J. Uma baixa eficácia judicial é um problema que nunca foi resolvido, diz a associação que quer o próximo governo melhorá-lo.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者