2009年6月6日 星期六

Património Mundial de Macau apresentado em Loures

Para as celebrações do 10º aniversário do estabelecimento da RAEM, a Câmara Municipal de Loures no sábado passado (6 de Junho) inaugurou uma exposição cultural organizada com a colaboração do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau (CPITM) em Portugal, na Galeria Municipal Vieira da Silva.

Abriram as secções as danças de dragão e as artes marciais chinesas exibidas à frente da «Ruínas de São Paulo». Parece que estamos em Macau a participar numa actividade àquele «Tai Sam Ba Pai Fong» (antigo nome cantonense, literalmente «Arco Monumental de Grande São Paulo»). Mas, não. Estamos numa actividade da representação do Turismo de Macau.

Com a vitalização do dragão, a actividade foi oficialmente inaugurada. Rodolfo Faustino, responsável da representação do Turismo apresentou aos convidados a RAEM, tendo mostrando o sucesso da região e vários seus aspectos culturais e turísticos.

A exposição promotora é intitulada «Macau – Património Mundial». Os paneis explicativos do Centro Histórico de Macau estão bem coordenados com os objectos exibidos de excelente colecções chinesas – É como a herança cultural de Macau com a sua alma – tradições que são mostradas por biombo, cahimbo, cabeças para dança de leão, trajes da dinastia Qing (lê-se Tching), gaiolas, bem como um brilhante sam-lon-ché, entre outras curiosidades.

«Esta ligação, feita por intermédio da réplica da fachada da Igreja da Madre Deus (vulgarmente denominada por Igreja de S. Paulo) que adorna a estrutura do Pavilhão de Macau, serve de mote à mostra que dá a conhecer o Centro Histórico de Macau, reconhecido pela UNESCO em 2005 Património Mundial», explica assim Ricardo Leão, vereador do departamento sociocultural da câmara municipal.

«Vamos aproveitar a apresentação desta exposição para partilhar conhecimentos, imagens, sabores, cores e emoções, sem esquecer que aqui, em nossa guarda, está patente a réplica em pequena escala da fachada da Igreja de S. Paulo, dedicada ao território de Macau na Expo’98, finda a qual foi adquirida pelo nosso Município, prova do apreço e da estima que o povo de Loures tem pelos Macaenses», apresentou João Galhardas, vereador do pelouro do turismo da instituição municipal.

Para os «Turistas» às «Ruínas de São Paulo», a representação do Turismo de Macau ofereceu uma refeição leve da gastronomia macaense, tendo apresentado a RAEM na secção «Macau – as novas realidades». Esta promoção de Macau ainda quer guardar-se na memória dos visitantes – um catálogo da exposição é grátis para quem gosta de Macau.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者