2010年1月30日 星期六

Cidade brasileira mereceu atenção de Hong Kong

São Paulo é uma das «Design Cities», série de documentários produzidos pela Rádio Televisão de Hong Kong (RTHK) e pelo Hong Kong Design Centre. O programa foi transmitido no sábado passado na TVB. Entre Banguecoque, Barcelona, Berlim, Copenhaga, Londres, Quioto e Shenzhen, a cidade paulista mereceu uma rara atenção da radiodifusão oficial da RAEHK.

«Se você achar que o dito design é apenas uma ambição do luxo, um divertimento dos ricos ou um monopólio do partido das malas (designação oriunda das altas dirigentes da pré-transição de Hong Kong), nesta época em que o gosto também se pode ser comercializado, por favor reavalie o enquadramento e a fronteira do ‹design›», apresenta a webpage do programa. O documentário é da autoria do produtor executivo Wong Lo Tak e do realizador Tse Ka Ho. O apresentador é designer Makin Jan Ma, muito impressionado com as realidades brasileiras.

«O design não é apenas um copo prático, ou uma roupa muito linda. Quando uma cidade se expandir de alta velocidade, quando a profundidade da pobreza ficar cada vez maior, e quando o ambiente for cada vez mais poluído, o design será uma solução destes problemas», diz Makin Jan Ma.

São entrevistados Ana Cristina Kitty Carvalho, designer que embeleza as ferveras, Estevão Conceição, residente de uma fervera que construiu um «museu de belas artes» com lixo, Danielle Alcântara, Vice-presidente do Núcleo de Modern Design (NGO) onde as donas de casas podem estudar design, sem pressão nenhuma, Cyntia Malaguti, professora da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Ivo Pons, Presidente do NGO, Christian Ullmann e Sílvio Galvão, designer e artista que querem o design fazer parte da protecção ambiental, entre outros.

http://programme.rthk.org.hk/rthk/tv/programme.php?name=designcities&d=2010-01-30&p=4651&e=&m=episode

沒有留言:

張貼留言

追蹤者