2010年3月16日 星期二

“Renasceu” Cheong Kin I, jovem artista local

Peça teatral “Affections in Landscape” pode ser mostrada em Portugal

Cheong Kin I tem 18 anos. A convite da directora taiwanesa da Out To Box, Hope Chiang Chen-Yun, a jovem artista local participou em criar uma peça teatral a fim de registar o desenvolvimento da cidade artisticamente. Além da estreia em Macau, o espectáculo já está agendado para o próximo mês, no True Color Museum de Suzhou, na província chinesa de Jiangsu. A obra artística será ainda apresentada num festival internacional polaco neste verão e pode chegar ao palco de Portugal.

À chinesa traça-se algo abstracto, não se usa a tinta chinesa mas sim o movimento do corpo. “A Dr.ª Chiang deu-me uma grande liberdade de expressar - vou escrever com a minha sombra como a tinta chinesa os caracteres que significam que ‘eu sou o líquido dentro do útero da mãe’”, diz a jovem artista, também aluna do último ano de escolaridade na escola secundária para Filhos e Irmãos dos Operadores e sócia da Dream Theater Association.

Kin I começou a vida teatral já quando estudava na escola primária. Foi pela primeira vez protagonista quando na peça “Clínico do Dr. Guloso” na cerimónia de graduação daquela escola, já em 2004. Depois, participou sempre no Concurso Escolar de Teatro organizado pelos Serviços de Educação e Juventude e foi cinco vezes (co-)premiada, tendo posteriormente estudado aos artistas de Hong Kong e Inglaterra Bonni Chan e Sean Curran, organizadores do “Theatre du Pif”.

Subiu “finalmente” no ano passado ao palco sonhado do Centro Cultural de Macau como uma dos protagonistas. “Na peça [d’O Bosque Secreto], sou um pássaro, enquanto os meus pais, o meu amante foram assassinados. Quer nos ensaios quer nos espectáculos formais, sob a orientação da realizadora [que é também Hope Chiang], fundi-me neste papel, tendo experimentado as dores de perder os mais amados”, explica emocionada. “Como se renascesse, com uma nova identidade, uma nova personalidade, renasci”.

Porém, em relação das próximas paragens do espectáculo “Affections in Landscape”, Kin I lamenta pela sua indisponibilidade para as preparações de estudos universitários. «É uma pena. Mas não tenho outras medidas. Quero continuar a estudar teatro fora», diz. O espectáculo de Cheong Kin I em colaboração com Chan Miu Chi vai ser estreada nos dias 30 e 31 pelas oito horas de tarde, no espaço da Out To Box, na Rua do Pato.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者