2009年5月24日 星期日

Delegação da Sociedade de Português visitou a Casa de Macau em Lisboa

Uma delegação da Sociedade de Português da Associação de Estudantes da Universidade de Macau (UM) efectuou mais uma visita formal à Casa de Macau em Lisboa, com o objectivo de trocar as ideias e os conhecimentos das realidades da RAEM e visando a impulsionar o intercâmbio entre os estudantes conterrâneos e esta representação antiga de Macau em Portugal, fundada nos anos 60, sublinhou André Chio, presidente daquela associação de estudantes do Departamento de Português que coordenou a visita.

Gustavo de Senna Fernandes, presidente da Casa de Macau recebeu nas suas instalações a delegação da Sociedade de Português, tendo apresentado aos alunos da UM as relações antigas e actuais entre Macau e a Casa e a vivência da emigração da China e de Hong Kong no país. Para Senna Fernandes, todos aqueles que têm ligações a Macau, incluindo os estudantes da mesma origem e até os chineses não de Macau também são bem-vindos a frequentar esta representação de Macau, privada mas de finalidade pública.

Esta é a terceira visita formal da Sociedade de Português da UM em Portugal este ano. Para André Chio, então vice-presidente que participou nas duas visitas à Universidade de Estudos Estrangeiros de Xangai e ao Instituto Internacional de Macau (IIM) no ano passado, é importante os alunos tomarem conhecimentos das realidades de todas actividades ligadas a Macau no território luso, onde fazem cursos de língua e cultura portuguesa. Por esta razão, André Chio já realizou duas visitas formais à Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa e ao Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal.

Segundo André Chio, a Sociedade de Português fará ainda três visitas ao Instituto de Confúcio da Universidade de Lisboa, à Fundação do Santo Nome de Deus e à Delegação do IIM, instituição que apoiou a iniciativa da secção de homenagem a Henrique de Senna Fernandes co-organizada pelos estudantes do Departamento de Português e pelo Studio Nilau. A convite de Jorge A. H. Rangel, presidente do IIM, os estudantes da UM estarão presentes na próxima terça-feira na inauguração da exposição «Uma História de Sucesso», a ser mostrada no Centro Científico e Cultural de Macau.

Apesar de os membros da direcção da Sociedade de Português regressarem a Macau no início de Junho, as actividades dos estudantes da UM em Portugal não serão interrompidas, pois André Chio nomeará Inês Wu, que é também estudante da UM mas está a terminar o mesmo curso em Coimbra, a ser a sua delegada durante o verão para continuar a co-apoiar com o Instituto Português de Sinologia uma exposição sobre a vivência tradicional da comunidade chinesa de Macau a apresentar pelo Studio Nilau.

A Sociedade de Português da Associação de Estudantes da UM foi fundada em 2007 pelos estudantes do Departamento de Português, com os objectivos de promover na comunidade de Macau as culturas portuguesa e macaense e impulsionar entre os alunos da universidade o interesse de língua de Camões no território e na Lusofonia.

André Chio, presidente eleito este ano, faz um balanço positivo das actividades já desenvolvidas, referindo a título de exemplo a projecção do documentário “As Fontes de Água de Macau” (2007), a exposição de fotografia “Um Macaense em Portugal” (2008) e uma palestra proferida por Rita Botelho dos Santos (2009). Para que os trabalhos da Sociedade de Português da UM não ficassem interrompidos, André Chio nomeou Inês Feng para cumprir as funções do presidente durante a ausência dos membros da direcção.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者