2009年5月28日 星期四

Sociedade de Português visitou Delegação da IIM em Lisboa

Uma delegação da Sociedade de Português da Associação de Estudantes da Universidade de Macau (UM) deslocou-se ao Palácio da Independência, tendo cumpriu a sua última visita oficial antes do regresso dos membros da direcção. O objectivo foi apresentar o plano de actividades de 2009 daquela associação de estudantes do Departamento de Português e obter as sugestões da direcção do Instituto Internacional de Macau.

Uma delegação da Sociedade de Português, presidida pela sua secretária da direcção, Joaquina Hong, visitou na quinta-feira passada (28 de Maio) a Delegação do Instituto Internacional de Macau (IIM) em Lisboa, estabelecida nas instalações da Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP). Jorge Rangel, presidente do IIM e também da SHIP e José Amaral, vice-presidente e delegado em Lisboa receberam os alunos no Palácio da Independência.

Para os alunos da UM que também participou na visita formal ao IIM no ano passado, é importante esforçar a relação entre a sua associação académica dos estudantes de língua portuguesa e uma instituição que tem uma ligação estreita ao território e ao mundo lusófono. Um dos seus objectivos é promover a cultura de Macau através de língua e cultura portuguesas e macaenses, o apoio do Instituto Internacional é relevante, o que é acrescentado.

A convite de Jorge Rangel, presidente do IIM, os alunos estiveram presentes na cerimónia de inauguração da exposição da «Região Administrativa Especial de Macau: Um História de Sucesso» no Centro Científico e Cultural de Macau. A Sociedade de Português felicitou pelo sucesso do IIM neste início da exposição mundial e durante estes dez anos desde a sua fundação.

No sentido de impulsionar a leitura em especial a de língua de Camões mas com o tema de sempre - Macau, os alunos já estão a planear com o Studio Nilau uma exposição da publicação do Instituto Internacional de Macau, para, por um lado, promover a leitura no campo universitário, e por outro lado, poderem enriquecer a Biblioteca da Universidade de Macau e outras as suas colecções com mais estes documentos locais de que aquelas têm falta.

Antes de regressar a Macau, a direcção da Sociedade de Português apresentou os seus agradecimentos à Universidade de Macau, aos professores e às Faculdades de Letras das Universidades de Coimbra, Minho e Lisboa, ao Banco Nacional Ultramarino, à Delegação Económica e Comercial de Macau, à representação do Turismo e à Casa de Macau. Chegaram ao fim, os alunos da UM também agradeceram o Instituto Internacional que apoia as iniciativas estudantis.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者