2009年5月8日 星期五

A Sociedade de Português da UM visitou a Delegação em Lisboa

A delegação da Sociedade de Português da Associação de Estudantes da Universidade de Macau (UM), presidida pelo seu presidente Chio Hou Meng (André Chio), efectuou uma visita formal, na sexta-feira passada (8 de Maio de 2009) à Delegação Económica e Comercial de Macau (DECM) em Lisboa e a ao Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal.

Depois das suas visitas formais ao Departamento de Línguas Ocidentais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Xangai e ao Instituto Internacional de Macau, os representantes da Sociedade de Português da UM visitaram formalmente a DECM e o Centro de Promoção Turística, para «obterem as sugestões». Os dirigente das duas representações do governo da RAEM, Raimundo do Rosário e Rodolfo Faustino receberam os estudantes da UM e apresentaram-lhes o trabalho e a competência das duas entidades.

Para Raimundo do Rosário, responsável da representação da RAEM que também apoia os estudantes de Macau em Portugal, o mais importante é os estudos dos associados da Sociedade de Português no país, os quais são simultaneamente alunos de intercâmbio da UM no curso de língua portuguesa para estrangeiros em Braga, Coimbra e Lisboa. Chio Meng Hou, presidente daquela associação de estudantes respondeu positivamente às dúvidas do chefe da delegação. Para os associados que terminarão o seu curso em Portugal, o chefe da delegação oferecer-lhes-á um jantar na próxima semana.

Além da DECM, os representantes da Sociedade de Português ainda visitaram o Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal, cujo coordenador, Rodolfo Faustino apresentou aos alunos a importância do conhecimento de Macau no território luso e uma série de actividades culturais para se comemorar o 10º aniversário da RAEM, tendo pedindo à Sociedade de Português da UM que transmitisse uma mensagem da relevância e essência da promoção de Macau em Portugal e em qualquer parte do mundo. Para se finalizar a visita, o coordenador do centro ofereceu ao grupo de estudantes presentes de lembrança, que também são de Macau.

Fazendo parte da Associação de Estudantes da UM, a Sociedade de Português foi fundada em 2007 pelos estudantes do Departamento de Português do estabelecimento de ensino superior, com os objectivos de promover à comunidade de Macau as culturas portuguesa e macaense e impulsionar aos alunos da UM o interesse de língua de Camões no território e na Lusofonia. Chio Hou Meng, novo presidente eleito no início deste ano, relembrou a realização e a concretização desses objectivos, ficando satisfeito pelo que, tendo este grupo de estudantes organizado uma projecção do documentário «As Fontes de Água de Macau» baseado num texto de Cheong Kin Man, uma secção de homenagem a Henrique de Senna Fernandes, uma exposição de fotografia «Um Macaense em Portugal» da autoria de Season Lao Sin Hang e uma palestra proferida por Rita Botelho dos Santos, esta associação de estudantes já os conseguiu cumprir desde o seu funcionamento durante mais de dois anos.

Para não deixarem de parar as actividades em Macau durante a estadia da direcção da Sociedade de Português, Chio Hou Meng nomeou Inês Feng como adjunta do presidente para cumprir as funções durante a ausência dos membros da direcção.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者