2009年5月18日 星期一

Documentário «As Fontes de Água de Macau» apresentado em Taiwan

A partir de hoje até à próxima sexta-feira, o documentário em vídeo «As Fontes de Água de Macau», produzido pelos membros do Studio Nilau e dos outros artistas locais, está a ser apresentado no Centro de «Media Art» do Museu Nacional de Belas Artes de Taiwan, sediado na cidade de Taichung.

Para se dar a conhecer os aspectos e se atrair atenção às questões patrimoniais do território, os membros desta produção começaram o trabalho de filmagem e investigação no início de 2007. Através da apresentação da Bica do Lilau, o documentário centra-se na conotação cultural das velhas fontes e nos problemas que o desenvolvimento urbano trouxe. Nesta produção, contou com a colaboração de Henrique de Senna Fernandes, Jorge Cavalheiro, Francisco Vizeu Pinheiro e Lam Fat Iam, os quais também foram entrevistados pela equipa de produção.

Em Setembro de 2007, a Sociedade de Português da Associação de Estudantes da Universidade de Macau (UM) organizou, com o apoio do Banco Nacional Ultramarino, uma secção de projecção da edição experimental do trabalho para o intercâmbio cultural entre os estudantes de diferentes estabelecimentos de ensino superior. Nesta ocasião, Henrique de Senna Fernandes e o director do Departamento de Português da UM, Alan Baxter também forneceram à equipa informações históricas.

Além disso, o trabalho audiovisual foi seleccionado pelo Centro Cultural de Macau para a sua participação no projecto «Macau - O Poder do Documentário 2007» e no Festival Internacional de Cinema e Vídeo da região. Este trabalho participou ainda na «Macao Video Works Exhibition», realizada na Academia de Belas Artes de Cantão.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者