2009年11月23日 星期一

Última semana da exposição de imagens históricas de Macau

Esta é última semana da exibição da «Jóia de Macau – Exposição das Imagens dos Períodos Históricos», iniciativa organizada pelas duas Bibliotecas da Universidade de Macau (UMAC) e da Universidade Baptista de Hong Kong (HKBU), no âmbito das celebrações do 10º aniversário da RAEM. A actividade tem lugar no Salão de Anthony S. W. Lau da biblioteca da UMAC até à próxima segunda-feira (30 de Novembro). A não perder.

A Biblioteca da HKBU trouxe até ao campo universitário várias dezenas de imagens históricas do século XIX. São todas da colecção da instituição académica da cidade vizinha. Algumas delas encontram-se nos dois álbuns Viagens por Macau, coordenados e editados por Cecília Jorge e Beltrão Coelho, já na década de 90, ambos exibidos na mostra.

A não deixar as «vantagens locais», a Biblioteca da UMAC mostra ao público as obras fotográficas de Ou Peng, antigo tesoureiro e jornalista do jornal Ou Mun. Para quem se interesse na investigação de História de Macau em língua chinesa, vale a pena uma apreciação da colecção das publicações da dinastia Qing e da república chinesa, oferecida pelo falecido jornalista local Chan Wan Hang (1962-2007).

Na secção de «Macau nos livros antigos», chamaram naturalmente atenção, as velhas antologias de poetas cantonenses, a famosa obra Advertências em Tempos de Prosperidade de Zheng Guanying (1898 e 1930), uma cronologia da vida de Wu Li (1937), e ainda a versão chinesa dos Elements of International Law por Henry Wheaton, traduzida nos finais da última dinastia chinesa.

São ainda exibidos os vídeos que retratam as cenas de Macau dos anos 50 e 60 – uma selecção dos filmes e telenovelas passados pela Televisão da Ásia (ATV) de Hong Kong e as imagens efectuadas pelo fotógrafo neerlandês Michael Rogge. O novo professor do Departamento de História da UMAC, Vicent Ho oferece também uma apresentação electrónica da iconologia histórica, em que alguma ainda vem do livro Coisas de Macau, da autoria do antigo governador Álvaro de Melo Machado (1883-1970).

沒有留言:

張貼留言

追蹤者