2009年3月27日 星期五

A Conferência por ocasião de comemorações dos 30 anos das relações diplomáticas estabelecidas entre a China e Portugal

tradução livre
Fonte: Embaixada da R. P. C. em Portugal
http://pt.china-embassy.org/chn/xwdt/t554230.htm

Nos dias 24 e 25, a Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) organizou uma conferência para as comemorações do 30º aniversário das relações diplomáticas estabelecidas entre a China e Portugal, com a colaboração do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), Instituto de Confúcio da Universidade de Lisboa (ICUL) e Câmara de Comércio e Industria Luso-chinesa (CCIL-C).

Tendo contando com a presença do embaixador chinês, Gao Kexiang e dos outros representantes principais da embaixada, o secretário-geral do MNE, Vasco Valente, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, Ministro Plenipotenciário de 2ª Classe da Direcção-Geral de Política Externa, Jorge Cabral, o presidente da SGL, Luís Aires-Barros, vários antigos embaixadores portugueses na China, o director do ICUL, Moisés Silva Fernandes, secretário-geral da CCIL-C, Fernanda Ilhéu e mais de centena de empresários, representantes da CCIL-C participaram na conferência.

O embaixador chinês Gao Kexiang, no seu discurso, elogiou o desenvolvimento das relações entre os dois países, tendo apontando que a questão de Macau resolvida deu não só uma base do bom desenvolvimento bilateral de longo prazo, mas também um bom exemplo de resoluções pacíficas dos problemas históricos, internacionalmente. Com o estabelecimento de uma parceria estratégica global entre a China e Portugal em 2005, a confiança política mútua dos dois países aprofundaram-se, o que alargou as cooperações concretas de todos os factores, avançando-se as relações entre os dois países a um nível mais alto. O diplomata desejou que a China e Portugal pudessem enfrentar juntamente às crises financeiras e económicas internacionais, descobrir a potencialidade de cooperações bilaterais e impulsionar as relações entre os dois países para um desenvolvimento maior.

Vasco Valente, por sua vez, salientou que as relações à China são sempre um ponto-chave da diplomacia portuguesa, tendo indicado que a questão de Macau foi muito bem resolvida pelos esforços em conjunto da China e Portugal, que estabeleceram uma parceria estratégica global. O ministro chinês dos negócios estrangeiros, Yang Jiechi teve as conversações significativas e planeou o futuro desenvolvimento bilateral com os dirigentes portugueses, durante visita oficial a Portugal no início deste ano, a qual ilustrou as comemorações dos 30 anos. O secretário-geral português sublinhou ainda que Portugal estava satisfeito com este desenvolvimento bilateral e que queria continuar e estreitar as cooperações com a China.

Na conferência, os antigos embaixadores portugueses apresentaram o desenvolvimento bilateral desde o estabelecimento das relações diplomáticas e os empresários portugueses mostraram os seus negócios na China. O Arquivo Histórico-Diplomático do MNE, nas suas instalações onde se realizou esta conferência, organizou uma pequena exposição de informações históricas do estabelecimento das relações entre a China e Portugal, na qual se demonstram os valiosos documentos e fotografias, nomeadamente o Comunicado de Imprensa Conjunto e os memorandum, entre outros.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者