2009年4月3日 星期五

Homenagem ao Padre Joaquim Guerra

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) homenageou no último dia 31 o Padre Joaquim Guerra, sinólogo, jesuíta e antigo director da Escola Católica Estrela do Mar.

Para as comemorações do centenário do nascimento do Padre Joaquim Guerra, jesuíta do século XX, conhecido na comunidade chinesa como Kvao Tjyntoq, o CCCM organizou uma exposição de biografia e duas palestras, proferidas pelo jesuíta Henrique Rio dos Santos e Elisabetta Colla, investigadora da referida instituição.

A secção de homenagem foi realizada com a intervenção de Luís Filipe Barreto, presidente do CCCM, que realçou a importância e a influência das traduções do sinólogo para os estudos de sinologia na Europa. Henrique Rio dos Santos, também antigo professor da Estrela do Mar e amigo do Padre Guerra, salientou que o mais importante seria as traduções dos clássicos chineses poderem ser lidas pelos leitores de língua lusófona.

O Padre Joaquim Guerra, editou em 1981 o Dicionário Chinês-Português de Análise Semântica Universal, tendo traduzido para o português Livro dos Cantares (1979), Escrituras Selectas (1980), Quadras de Lu e Relação Auxiliar (1981-83), O Livro das Mutações (1983), Quadrivolume de Confúcio e As Obras de Mâncio (1984), entre outros.

Para não deixar de comemorar o nascimento centenário em Macau, o Instituto Internacional de Macau publicou também no último ano um livro Padre Joaquim Angélico Guerra, S.J. – Um Globettroter ao Serviço de Deus e da China, da autoria de Henrique Rio dos Santos.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者