2009年4月22日 星期三

O semanário «Informação» criticou a comunicação social «censurada»

O semanário local de língua chinesa «Informação» (Son Pou) publicou aos 17 deste mês na sua última edição um texto crítico intitulado «Reportagens censuradas pelo governo cada vez mais graves – Chegam ao fim da paciência, os média publicaram uma carta aberta».

No dia 15 de Abril, quase todas as primeiras páginas dos jornais locais de língua chinesa se editaram com o mesmo título «Ponte da Delta financiada em 22 milhões pelo Banco da China», indicou o semanário. «Porém, o primeiro título da primeira página do jornal mais vendido em Macau é ‹4 consensos da assimilação urbana de Zhuhai e Macau chegaram a um acordo›, que fala da chegada dos consensos entre a delegação oficial do governo de Zhuhai e os governantes de Macau».

«A assimilação urbana entre Zhuhai e Macau é uma grande proposição, um grande acontecimento intimamente ligado a nós, a 500 mil residentes». Para o semanário, foi muito «estranho» que, além de um jornal principal ter publicado a notícia, os outros só tivessem as fotografias do Gabinete de Comunicação Social, e que nem tivessem existido as relativas reportagens «nas páginas interiores».

O semanário mostrou acreditar que «muitos homólogos também não o perceberão», indicando que «o governo bloqueia as reportagens». Para exigir às autoridades as informações imediatas dos acontecimentos, a Associação dos Jornalistas de Macau publicou aos 15 de Abril uma carta aberta ao Secretário para a Segurança, Cheong Kuoc Vá.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者