2009年4月6日 星期一

Turismo de Macau participa no «Mundo Abreu»

No centro do pavilhão I da Feira Internacional de Lisboa, apresentou-se, no último fim-de-semana, o stand do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau.

As lanternas de papéis dispõem-se em cima do stand, vêem-se logo, que é de Macau. É uma importante actividade anual a participação do centro de informação turística no «Mundo Abreu», que, segundo o coordenador da instituição, Rodolfo Faustino, é uma feira a nível nacional e a única exposição onde os clientes podem consultar e fazer reserva directamente. É a sétima edição da actividade turística, organizada por uma antiga agência de viagem com o mesmo nome. Para o responsável, a feira realiza-se «sempre com sucesso muito grande» e consegue dentro de só dois dias «movimentar milhares pessoas», e em Portugal, a organizadora é «um parceiro importantíssimo» para os Serviços de Turismo da RAEM.

Macau tem «450 anos de História de ligação conjunta a Portugal», Rodolfo Faustino considera que, «não é difícil de processionar no mercado, porque todos os portugueses gostam de conhecer». Mesmo assim, uma viagem por Macau é relativamente mais cara do que as outras. Quem visita Macau vai também aos outros destinos asiáticos, portanto, os Serviços de Turismo destinam mais aos consumidores de classe média e alta, entre os quais, os grupos e as empresas. O centro de turismo deseja também, através da promoção de Macau, atrair os empresários para os investimentos em Macau.

Promoção cultural de Macau em Portugal

Rodolfo Faustino realça ainda que, a promoção cultural é uma das estratégias do Centro de Promoção e Informação Turístca em Portugal que «é fundamental para promover Macau». Salientou que «é quase obrigatório termos um centro de promoção ou uma delegação», «porque 450 anos de História não se apaga um dia pelo outro». A representação do turismo já organizou no último ano uma série de actividades de leitura dos poemas sobre Macau, incluindo as obras de Adé dos Santos Ferreira. Neste ano, não deixa de dar ao público português a conhecer a cultura de Macau, o centro de turismo preparou mais uma série de palestras com o tema «Sentir Macau». A última conferência foi sobre a medicina chinesa, proferida pelo presidente da Universidade de Medicina Chinesa (Lisboa), Pedro Choi, natural de Macau.

Serviços de Turismo de Macau fazem 90 anos

Foi proclamada em 1919 a fundação dos Serviços de Turismo pelo antigo governador Tamagnini Barbosa, para fomentar o desenvolvimento do turismo no território. Este ano será o 90º aniversário da criação do departamento de turismo em Macau. Em 1932, a Agência de Turismo do Inspecção dos Serviços Económicos substituiu a Secção de Propaganda dos Serviços das Obras dos Portos. Nos anos 60 do último século, fundou-se o Centro de Informação e Turismo, que veio a ser distinguido em 1979 com a criação da Direcção dos Serviços de Turismo e Comunicação Social. A Direcção dos Serviços de Turismo separou-se em 1988 e, tem funcionado até hoje.

沒有留言:

張貼留言

追蹤者